segunda-feira, 25 de abril de 2016

Entrevista com Supervisor do Estágio

Em minha segunda atividade não tive como entrevistar de imediato meu supervisor, tendo em vista que utilizei o tempo da entrevista para pedir minha aceitação de estágio, porém conversei com o mesmo sobre o questionário. O supervisor pediu que enviasse por e-mail que ele responderia. Depois de enviado, fiquei no aguardo de sua resposta para que então pudesse aqui postar.  A seguir temos o questionário em que quem pergunta sou eu aluno estagiário Michael e quem responde é meu Professor supervisor Marcos Aurélio:

— Por que é necessário o estágio supervisionado na formação do professor de Matemática?

— Esta experiência é necessária para a educação profissional, pois oferece a oportunidade de integrar os discentes com a área onde atuarão e integrar teoria e prática, baseando-se no uso do conhecimento adquirido na vida profissional e acadêmica.

— De que maneira o estágio supervisionado influencia na formação do professor de Matemática?

— Ao chegar à faculdade o aluno (professor estagiário) se depara somente com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática por isso, o estágio é importante para que o professor estagiário vivencie momentos reais em que será colocado a prova.

— Por que os conhecimentos obtidos durante a realização do estágio supervisionado mudam nossa percepção de ensino?

Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica, pois tudo aprendido na faculdade será colocado em prova, ou seja, será colocado na prática.

 — O estágio supervisionado vai além das exigências acadêmicas. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

— Sim. As exigências acadêmicas exigem somente os conceitos teóricos. No estágio supervisionado o acadêmico viverá na prática tudo o que foi estudado e, além de tudo tem o outro lado, ou seja, o lado psicológico dos alunos que o acadêmico terá que dominar.

— O estágio supervisionado é forte elemento teórico prático na formação do professor. Qual a importância do professor orientador para tal?

— As contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com o magistério, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática. Nesse caso, o professor orientador é importante, porque, dar segurança para o estagiário, mostra formas adequadas de ministrar uma boa aula.

Como o questionamento da próxima pergunta no conhecimento do professor Marcos é de cunho muito pessoal, deixou a meu cargo a resposta do mesmo.

— O que as atividades apresentadas ao futuro professor de matemática durante o estágio auxiliarão no seu contexto profissional? — Perguntou Michael

— Em minha opinião, serão base para uma melhor postura e visão de como proceder no ambiente de trabalho (sala de aula). Com essa experiência analisarei sempre da melhor maneira possível o que é necessário para melhor atender individualmente cada aluno de acordo com suas características pessoais. — Respondeu Michael.

Um comentário:

  1. Boa entrevista, Michael. No entanto, faltou uma foto do entrevistado e um maior detalhamento acerca de sua trajetória profissional.

    ResponderExcluir